terça-feira, 14 de agosto de 2012

ORIGINE-meu poema, para tela de Berga

Tela:Origine, de Daniele Berga (*)

Um dos prazeres que tive no ano passado foi o convite para a a seletiva criada por Sandra Veroneze, do RS(Porto Alegre), da Editora Pragmatha, para a belíssima exposição Genesi, do artista italiano Daniele Berga.
A tela que me coube para eu eu  "poematizar" , interpretar em versos,foi Origine.Adorei ser uma dos poetas selecionados.

Fui selecionada e houve um lapso de tempo entre a nossa comunicação  e um belo dia, descobri que a exposição estava acontecendo na Assembléia Legislativa de Porto Alegre.

Se eu conseguir os poemas dos demais autores, conjugadas às telas, postarei.

Depois, escrevi para o artista, em seu próprio blog e ele respondeu agradecendo e publicando meu poema.

Algum tempo depois, compartilho aqui : 

Caro Berga: Sou Clevane Pessoa e com honra e alegria, interpreto em Poesia, uma de suas telas nesta exposição, a convite de Sandra Veroneze-Editora Pragmatha.  que organizou o concurso literário .

Lindo trabalho!
Sucessos, vida da longa a você e sua arte!

Clevane Pessoa de Araújo Lopes
hana.haruko1@gmail.com
"Obrigado Clevane pra vossa linda poesia:
"ORIGINE

Do abstrato ao real, de um primo ponto a outro,a invenção da reta,
da reta encurvada, a forma da curva,
donde duas metades formam o círculo e outras,as espirais.
Segmentos partidos, escadas,polígonos, fractais.
Origine.Cores são lançadas, primárias, secundárias e terciárias
E cada uma em nuances, tons, sobretons, misturas de [modo interminável .
A invenção da semente leva à amplidão da floresta.
Fósseis atestam os primórdios.
Novas sementes, seres vivos para uma evolução perene.
Cheiros e águas poderosas.Vida.Convite a respostas sucessivas.Origine."

Clevane Pessoa
Fonte:http://bergaarte.blogspot.com/2010/11/astratti_20.html







Arte
  

"La Genesi em Porto Alegre: pintura e poesia na perspectiva de um italiano [pt]
Lunedì - 03/10/2011
Foto: DBergamasch.
Arte
  
La Genesi em Porto Alegre: pintura e poesia na perspectiva de um italiano [pt]
Lunedì - 03/10/2011
Foto: DBergamasch.
"Obras do artista italiano Daniele Bergamaschi, que vive em Porto Alegre, acompanhadas de poesia, entram em exposição na Assembléia Legislativa do RS:
De 3 a 14 de outubro, o Espaço Novos Talentos da Assembleia (Praça Marechal Deodoro, 101) exibe telas do artista italiano Berga. A iniciativa é resultado do projeto “Due Mondi” que une a expressividade visual da pintura com a pluralidade de significados da palavra escrita. Esse encontro entre poesia e artes plásticas explora a origem do mundo, o caos primordial da criação do universo. A exposição “La Genesi” tem entrada franca e pode ser visitada de segunda a sexta, exceto feriado, das 8h30 às 18h30.

Em 2010, mesclando óleo, acrílico, vernizes, esmaltes, madeira e pedra, Berga desenvolveu o conjunto de obras inspirado na gênese, mas extrapolou a visão bíblica com suas interpretações e convidou poetas para interagir com suas criações. Com esse objetivo, foi organizado o projeto “Due Mondi”, concurso literário promovido para escritores de língua portuguesa pela Editora Pragmatha.

O italiano Daniele Bergamaschi, mais conhecido como Berga, vive há dois anos em Porto Alegre. Ele iniciou sua formação artística em Fidenza, cidade situada na província de Parma, no Norte da Itália. Frequentou o Instituto de Desenho Técnico, fez aulas de pintura a óleo e participou de seminários de práticas artísticas. Também estudou o movimento conhecido como “Transavanguardia Italiana”, considerado uma corrente do pós-modernismo, que teoriza o regresso ao trabalho manual na arte conceitual. Ele exibe seus trabalhos desde 1998 e já realizou exposições, instalações e ambientações em diversas regiões da Itália."


Nenhum comentário:

Postar um comentário